top of page

C O N V O C A Ç Ã O

Com a vitória da democracia em outubro de 2022, o Brasil abriu uma janela de oportunidade para si e para o mundo na luta contra o fascismo, o racismo, o patriarcado e as desigualdades. A posse do Presidente Lula, demarcou uma mudança da correlação de forças, não apenas no Brasil, mas em todo Continente e no Mundo.


Desde 2016, temos consciência de que a luta contra o fascismo deve ser travada na base das nossas sociedades, seja através do enfrentamento a toda e qualquer violência, seja pelo processo de educação política.


No cenário internacional, o mundo segue rumo a um futuro trágico, seja pela crise socioambiental, pelo aprofundamento vertiginoso das desigualdades, seja pela crise de quase todas as democracias. O neoliberalismo com sua política excludente criou as condições para o surgimento de movimentos fascistas em toda parte do mundo capitalista. Esses movimentos ganham força popular pela desesperança que assola parte significativa da base das nossas sociedades. Sem a superação das políticas neoliberais, não será possível enfrentar as causas das crises econômicas, ambientais, sociais e democráticas. Não será possível combater de forma eficaz o fascismo em suas várias faces. 


Os eventos do Fórum Social Mundial têm sido espaços privilegiados para esses debates e para a articulação de bandeiras comuns e de lutas conjuntas. Este janeiro de 2023 marca uma mudança de rumos no maior país da América Latina. Essa mudança é popular, é democrática, é negra, é indígena, é feminista, é em defesa do meio ambiente e só será efetiva se houver organização e mobilização popular desde o princípio.


A realização de mais uma edição do Fórum Social Mundial de Porto Alegre, um evento regional de caráter mundial, se torna importante. Por isso, as organizações e movimentos sociais do Rio Grande do Sul e do Brasil decidiram convocar o Fórum Social Mundial de Porto Alegre nos dias 23 a 28 de janeiro de 2023. Importante ressaltar que este não é o evento centralizado chamado pelo Conselho Internacional e, pelo exíguo tempo de convocação e mobilização, esta edição irá concentrar sua dinâmica na realização, em parceria com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, das Atividades Autogestionadas e das Convergências nos dias 23/01 e 24/01, na Marcha no dia 25/01, no Seminário Internacional realizado nos dias 26 e 27 de janeiro de 2023 e no Festival Social Mundial realizado no dia 28/01 no Parque da Redenção.


Com a realização de mais de 150 atividades realizadas por centenas de movimentos e organizações sociais do Brasil e do Mundo, temos certeza que, mais uma vez, Porto Alegre se torna um território de diálogo global na construção de um outro mundo possível, urgente e necessário.

Comitê Facilitador do FSM POA 2023 

PROGRAMAÇÃO FINAL

WhatsApp Image 2023-02-06 at 13.16.36.jpeg
WhatsApp Image 2023-02-03 at 16.44.36.jpeg
WhatsApp Image 2023-02-09 at 13.42.03.jpeg
WhatsApp Image 2023-02-09 at 13.42.35.jpeg
bottom of page